quinta-feira, 17 de julho de 2008

Não há estrelas no céu a dourar o meu caminho,
Por mais amigos que tenha sinto-me sempre sozinho.
De que vale ter a chave de casa para entrar,
Ter uma nota no bolso pr'a cigarros e bilhar?

A primavera da vida é bonita de viver,
Tão depressa o sol brilha como a seguir está a chover.
Para mim hoje é Janeiro, está um frio de rachar,
Parece que o mundo inteiro se uniu pr'a me tramar!

Passo horas no café, sem saber para onde ir,
Tudo à volta é tão feio, só me apetece fugir.
Vejo-me à noite ao espelho, o corpo sempre a mudar,
De manhã ouço o conselho que o velho tem pr'a me dar.

A primavera da vida é bonita de viver,
Tão depressa o sol brilha como a seguir está a chover.
Para mim hoje é Janeiro, está um frio de rachar,
Parece que o mundo inteiro se uniu pr'a me tramar!


Vou por aí às escondidas, a espreitar às janelas,
Perdido nas avenidas e achado nas vielas.
Mãe, o meu primeiro amor foi um trapézio sem rede,
Sai da frente por favor, estou entre a espada e a parede.

Não vês como isto é duro, ser jovem não é um posto,
Ter de encarar o futuro com borbulhas no rosto.
Porque é que tudo é incerto, não pode ser sempre assim,
Se não fosse o Rock and Roll, o que seria de mim?

A primavera da vida é bonita de viver,
Tão depressa o sol brilha como a seguir está a chover.
Para mim hoje é Janeiro, está um frio de rachar,
Parece que o mundo inteiro se uniu pr'a me tramar!

Não há estrelas no céu...

Rui Veloso, Não Há Estrelas No Céu

Esta música foi uma das que me acompanhou toda a vida.
Tenho um vídeo quando tinha dois anos a dançar esta música na neve.
Fora a primeira vez que vira neve. E foi a única vez que dancei esta música...

Hoje faço 18 anos.
Durante todo este tempo, tive quem me ensinasse a ser criança.
E agora, haverá alguém para me ensinar a ser adulto?

3 comentários:

Almeida Garrett disse...

Parabéns!
Se tiveste quem te "ensinou" a ser criança é mais que provável que vais continuar a ter alguém que te acompanhe.
Talvez seja um lugar comum mas, mais que ter alguém que nos ensine, temos de estar disponíveis para aprender.
(Eu avisei que ia ser banal!)

BC disse...

Atrasados, mas pareço que adivinho estas coisas.
Parabéns , Joaninha que esses 18 aninhos se repitam muitas vezes, mesmo sendo mais velha,que idade tão bonita, embora por vezes nestas idades nos revoltemos com algumas coisas.
Mas acredita, aproveita-os bem.
Linda idade e sê feliz....
Beijinhos

Anónimo disse...

Olá Joana:)
desculpa o atraso de quase um mês!...li (e ouvi) o teu comentario pouco tempo depois d mo teres mandado. E adorei! Tens uma voz bonita. Tímida e forte, jovem e madura. Encantadora. Podias fazer de desenho animado !(adorava fazer vozes de desenho animado, aposto q tb gostavas eheh)

O estranho disto tudo é conhecer-te "escrita e cantada", mas virtualmente (lol). Ainda é estranho para mim conhecer as pessoas primeiro virtualemnte e so depois pessoalmente.

Gostei tanto de te ouvir q decidi cantar a musica numa audiçao que fiz para a ESMAE :) correu bem. Mas tu cantaste melhor =P

Anyway, comentei neste post porque significou mais para mim. Assim faço um 2 em 1 x)
Esta musica do veloso é muito especial para muita gente; aliás o Carlos Tê sempre conseguiu compreender-nos muito bem, e o Rui veloso cantar a vida lindamente. Parabens por 18 anos passados com esse apoio que tiveste. Lembra-te que te ensinaram: nao fizeram tudo por ti. Os actos es tu que os fazes, e com 18 anos de prática estas mais que apta para fazer muito e muito mais sem a rede de apoio. E ainda nem t apercebeste disso! Sei o que é, tb tenho medo....mas até agora ninguem morreu por crescer! Ou seremos nos as primeiras vitimas da doença "sindrome do peter pan"?

Desculpa ter escrito tanto.
Até sempre pocahontas;)*